O vereador Xexéu Tripoli participou nesta segunda-feira (30), ao lado do prefeito Bruno Covas, do anúncio da instalação de um Hospital Veterinário Público na Zona Sul de São Paulo.
O prefeito disse que em 2020 a zona oeste também deve ser contemplada com outra unidade.
Para o Orçamento Municipal de 2019, Xexéu Tripoli trabalhou para que fossem reservados R$ 5 milhões para a implantação do novo equipamento. O valor foi obtido durante as discussões da Lei Orçamentária Anual (LOA), ainda em 2018.
Tripoli afirma que conseguiu um remanejamento de Orçamento de outras áreas para a Secretaria da Saúde.
Podem participar do chamamento público Organizações da Sociedade Civil (OSC) de qualquer localização, desde que obedeçam às exigências previstas no documento. O valor do repasse é de R$ 550 mil mensais.
O processo legal, caso não haja intercorrências, deve ser concluído em 72 dias úteis. Caberá à empresa vencedora a escolha do bairro da Zona Sul para o funcionamento da unidade.
“Este é um momento em que todas as áreas tentam manter o que está no Orçamento. A nossa família sempre trabalhou com as questões da proteção animal e considera essencial a construção de um hospital veterinário na zona sul de São Paulo, que tem mais de 2 milhões de habitantes”, afirma Tripoli.
Ele diz que esse é um trabalho feito desde o primeiro dia de mandato.
“A gente vinha trabalhando junto ao ex-prefeito João Doria e agora ao atual prefeito Bruno Covas. É uma demanda que a população de São Paulo necessita, um hospital em cada região. Existem dois hoje, que foram idealizados pelo meu irmão Roberto Tripoli quando vereador”.
A Prefeitura mantém hoje um Hospital Público Veterinário na Zona Leste e outro na Zona Norte.
“No meu mandato, venho trabalhando muito para que a gente tenha o terceiro e o quarto hospitais. Assim podemos fechar uma cadeia de hospitais públicos veterinários para atender a população carente de São Paulo e os animais. Existe uma grande chance de que a gente consiga já no segundo semestre”.
Os hospitais oferecem consultas, cirurgias, exames laboratoriais e medicação. São prestados atendimentos em especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia e ortopedia.
O serviço é exclusivo aos moradores da capital e prioriza pessoas de baixa renda assistidas por programas sociais. Para ser atendido, o responsável pelo animal deve comparecer à uma das unidades com RG, CPF e comprovante de residência no município de São Paulo em seu nome.
LEIA MAIS NO SITE DA PREFEITURA

O vereador Xexéu Tripoli, responsável pela campanha do edital do novo Hospital Veterinário Público na Zona Sul de São Paulo, em anúncio oficial com o prefeito Bruno Covas