Serão reconhecidos profissionais com trabalhos que envolvem
ciência, arte, preservação do meio ambiente e proteção animal
No próximo dia 5 de novembro, o vereador Xexéu Tripoli reunirá cinco pessoas notáveis, com trabalhos de destaque que envolvem ciência, arte, comunicação, preservação da natureza, e proteção animal para uma noite de homenagens.
Em um momento de emergência climática, em que a ciência e a arte são colocadas em xeque, e em que a proteção animal ganha cada vez mais adeptos no planeta, as homenagens são um compromisso de resistência aos retrocessos observados nessas áreas em nosso país e no mundo.
Não por acaso, o local escolhido foi o Domo do Instituto Principia, criado em 2017 para ser um influente centro de produção de conhecimento científico e de conexão da ciência com a sociedade.
Durante o evento, três homenageados receberão o título de Cidadão Paulistano: o analista ambiental Roberto Cabral, a jornalista Paulina Chamorro, com reconhecido trabalho socioambiental, e o ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, que deixou o cargo após atrito com o presidente Jair Bolsonaro (PSL).
O artista plástico Eduardo Srur, popular pelas intervenções urbanas que mostram a dubiedade da nossa relação com a natureza, irá receber a medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo.
O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, por meio da bióloga e ativista Sônia Fonseca, receberá a Salva de Prata.

ARTE, CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE.
CONHEÇA OS HOMENAGEADOS

Salva de Prata
FÓRUM NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA ANIMAL
Criado na cidade de São Paulo a partir da ação inspiradora da bióloga e ativista Sônia Fonseca, o FNPDA é hoje a maior rede de proteção animal, com mais de 130 entidades filiadas, e lidera as maiores conquistas da causa no Brasil.

Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão
EDUARDO SRUR
O artista faz da cidade uma galeria aberta ao público, e desafia quem passa a enxergar o que não quer ver: nossa relação caótica com a natureza. Obras de grande escala trazem reflexão para os rios mortos, o consumo excessivo, o lixo que transborda. Para Srur, a arte salva.

Título de Cidadã Paulistana
PAULINA CHAMORRO
A jornalista chilena faz de sua voz um amplificador do conhecimento para as questões socioambientais. Já entrevistou mais de 1,5 mil pessoas, e conectou outras milhares, para fortalecer o entendimento do planeta que habitamos, o único caminho para sair da crise que ameaça nossa existência.

Título de Cidadão Paulistano
ROBERTO CABRAL
O analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), formado em Ciências Biológicas e
mestre em Ecologia, coloca sua própria vida em risco há mais de 15 anos para defender tantas outras contra o tráfico de animais silvestres, o desmatamento, e a caça ilegal no Brasil.

Título de Cidadão Paulistano
RICARDO GALVÃO
Membro da Academia Brasileira de Ciências e do Conselho da Sociedade Europeia de Física, e ex-diretor do INPE, exonerado após críticas do governo federal aos dados sobre o desmatamento, o cientista de Itajubá é reconhecido por suas pesquisas para o uso pacífico da energia nuclear.
Esse ano, mais uma vez, mostrou sua grandeza na defesa do conhecimento, da transparência e dos recursos naturais da maior floresta tropical do planeta, a Amazônia.
AGRADECIMENTO

A escolha do local para a sessão solene é emblemática: o Domo Digital do Instituto Principia, cuja mantenedora é a Fundação Instituto de Física Teórica, uma importante referência para conectar a ciência e a sociedade. Agradecemos o apoio.