
A despoluição do rio Pinheiros, de 25 quilômetros de extensão, é uma continuidade do Projeto Tietê, iniciado em 1992.
Para responder a essa questão, o vereador Xexéu Tripoli criou a
Subcomissão de Fiscalização do Projeto Novo Rio Pinheiros.
Nesta terça-feira (12/11) aconteceu a 1a reunião de trabalho, com a presença do presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Benedito Braga, e o assessor-executivo da presidência da EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), Sérgio Bresser Pereira. Ambos apresentaram detalhes sobre os planos de despoluição do Rio Pinheiros.
Marcos Pedido, Secretário Estadual de infraestrutura e Meio Ambiente, cancelou sua participação em cima da hora.
Presidente da subcomissão, o vereador Xexéu Tripoli (PV) lembra que a Câmara pode contribuir no processo de saneamento básico, para melhorar a vida das pessoas que moram próximo aos córregos que desaguam no Pinheiros.
“O papel da Câmara é fiscalizar o andamento das obras, que vão impactar na vida de muita gente. O rio corta a cidade e queremos ter voz ativa nesse processo”, disse.
Anunciado em agosto pelo governador João Doria (PSDB), sob a coordenação da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o projeto Novo Pinheiros prevê a despoluição até 2022.
O presidente da Sabesp, Benedito Braga, afirmou que serão investidos R$ 1,5 bilhão na despoluição do rio Pinheiros. A empresa estima que que o índice de coleta de esgoto no rio Pinheiros e seus afluentes suba de 89% para 94%. Cerca de 1,5 milhão de pessoas podem ser beneficiadas com as obras, que podem gerar quase 4 mil empregos diretos durante a sua execução.
Já o assessor-executivo da presidência da EMAE, Sérgio Bresser Pereira, diz que as ações da estatal para a despoluição do rio Pinheiros serão em cinco frentes: tratamento de água dos afluentes, desassoreamento, coleta e destinação do lixo, revitalização das margens e comunicação e educação ambiental.

Benedito Braga, presidente da Sabesp, participa da 1a reunião da Subcomissão de Fiscalização do projeto Novo Rio Pinheiros, presidida pelo vereador Xexéu Tripoli.
Veja a apresentação do presidente da Sabesp, Benedito Braga, na reunião da Subcomissão de Fiscalização do Novo Rio Pinheiros, a pedido do vereador Xexéu Tripoli.