Em noite simbólica, em 5 de novembro de 2019, a sessão solene promovida pelo vereador Xexéu Tripoli destacou o trabalho de cinco personalidades que defendem o meio ambiente com arte, coragem e ciência.
O lugar escolhido para a entrega das honrarias, o Domo do Instituto Principia, um futuro planetário e influente centro de produção de conhecimento científico, indicava que a sessão solene sairia dos protocolos para enaltecer seus homenageados, e o próprio planeta.
Por iniciativa do vereador Xexéu Tripoli, personalidades com trabalhos notáveis em defesa ao meio ambiente, e que fazem a diferença para a cidade e para o país, receberam honrarias concedidas pela Câmara Municipal de São Paulo.
“Não é aceitável que, em pleno século 21, autoridades políticas venham a público contestar evidências cientificas, negar a relevância da arte na vida das pessoas, e ameaçar liberdades democráticas conquistadas ao longo dos séculos.
Hoje considero importantíssimo premiar pessoas que se destacam na defesa de causas justas, como são as causas da proteção animal, da conservação ambiental e da institucionalidade democrática”, enfatizou o vereador dando o tom emocionante da noite.
FÓRUM NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA ANIMAL
O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, o primeiro homenageado da noite, recebeu a Salva de Prata (honraria concedida as entidades), representada pela presidente vitalícia, a bióloga e ativista Sônia Fonseca, que fez questão de compartilhar a homenagem com a diretora de educação do Fórum, Elizabeth MacGregor, e a diretora técnica, Vania Nunes.
“Essa homenagem é uma prova de resistência para os ataques que os animais e o meio ambiente vêm sofrendo nos último tempos”, destacou Sônia, reconhecida como ícone da causa animalista no Brasil.
EDUARDO SRUR