“Se depender de mim, o castramóvel não para nunca mais”, afirma Xexéu Tripoli.
Desde junho de 2019, o Projeto Castramóvel, uma iniciativa do vereador Xexéu Tripoli, está atendendo a população de baixa renda nos bairros mais distantes do centro de São Paulo, e de difícil acesso para mutirões de castração.
QUER LEVAR SEU ANIMAL PARA CASTRAR GRATUITAMENTE?
LEIA COM ATENÇÃO AS INFORMAÇÕES
COMO FUNCIONA A INSCRIÇÃO:
-
O serviço está disponível a cães e gatos com idade entre 3 meses e 10 anos, pertencentes aos munícipes da região.
-
Para agendar a cirurgia, o animal não precisa estar presente.
-
Os interessados devem comparecer um dia antes aos locais divulgados com:
CPF, RG, comprovante de residência atualizado em nome do tutor do animal e comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.
-
Neste dia da inscrição, a castração será agendada e o tutor receberá as orientações necessárias para o procedimento.
-
Os atendimentos serão feitos em ônibus totalmente preparados e equipados de acordo com as exigências na resolução 2579, de outubro de 2016, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que normatiza os procedimentos de contracepção de Cães e Gatos em mutirões de esterilização no Estado de São Paulo.
VEJA NO LINK O CALENDÁRIO DO CASTRAMÓVEL
O QUE É O PROJETO #CASTRAMÓVELSP?
São cinco ônibus de ONGs que atenderam ao edital, equipados com um centro cirúrgico apto a realizar todas as intervenções necessárias para um atendimento de qualidade aos animais, e CUSTO ZERO para a população.
Mais de 17 mil animais já foram castrados em 40 locais de 25 bairros, como Jardim São Rafael e Iguatemi (Zona Leste), Brasilândia e Freguesia do Ó (Zona Norte) e Pedreira e Parelheiros (Zona Sul), entre tantos outros. O objetivo é chegar a 24 mil castrações em abril, e colocar nova emenda. “Se depender de mim, o castramóvel não para nunca mais”, afirma o vereador Xexéu Tripoli.
“A gente acredita que o trabalho de castração, de registro dos animais e campanhas de adoção é o que podemos fazer de melhor para acabarmos com a situação de animais abandonados na cidade”, completa Xexéu Tripoli.
POR QUE CASTRAR?
A castração ajuda a evitar doenças e a reduzir o abandono de animais.
O procedimento é simples, mas, como qualquer cirurgia, envolve riscos e precisa de um período de ‘repouso’ para a recuperação.
Castrado, o animal não pode se reproduzir. Nas fêmeas, significa ausência do cio, e, nos machos, diminuição do interesse pelas fêmeas.
A castração ajuda a reduzir doenças –como câncer de mama e problemas na próstata, segundo especialistas. Mas o cuidado com saúde dos bichinhos deve ser permanente.