Que bom te ver por aqui, interessado em saber o que acontece com esse excesso absurdo de plástico que usamos no dia a dia.
Plástico é um material importante em várias áreas da nossa vida. Entretanto, da mesma maneira que a diferença entre remédio e veneno é a quantidade, o plástico tem causado um estrago assustador ao meio ambiente, matando milhares de animais, poluindo mares e rios, transformando-se em micropartículas que já contaminaram o ar que respiramos, a água que bebemos e os alimentos que chegam as nossas mesas.
Reduzir é palavra chave nesse contexto. Devemos abandonar de vez o uso do plástico de uso único usados em ítens efêmeros, como canudinhos, copos, pratos, talheres e sacolas plásticas.
Essa é uma tendência mundial. E São Paulo está no caminho certo no combate a uma das maiores crises ambientais do século 21.
O vereador Xexéu Tripoli é autor de duas leis no combate à essa crise:
Lei do Canudinho (Lei 17.321/2019) Proíbe o fornecimento de canudos plásticos, inclusive oxibiodegradáveis, em estabelecimentos comerciais do município de São Paulo.
Lei do Plástico de Uso Único (Lei 7.261/2020) Proíbe o fornecimento de copos, talheres, pratos, agitadores de bebida e varas de balão aos clientes de hotéis, bares, restaurantes, padarias entre outros estabelecimentos comerciais. Esta lei entra em vigor a partir de 1o de janeiro de 2021.
Assista agora esse vídeo incrível, de apenas 12 minutos, que mostra Os Caminhos do Plástico da cidade de São Paulo.