PIU VILA LEOPOLDINA: Aprovado!

O acordo foi chamado de “histórico”, envolvendo atores da sociedade civil e poder público. É São Paulo dando exemplo de cidade inteligente.

Por Xexéu Tripoli

Vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo

Enfim, o PIU Vila Leopoldina foi aprovado! O Projeto de Intervenção Urbana Vila Leopoldina- Villa Lobos (PIU VL), de iniciativa do Executivo, busca promover transformações urbanas significativas e trazer uma série de benefícios para a região.

O objetivo principal do projeto é requalificar o território dos eixos de estruturação da transformação urbana, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor Estratégico hoje em vigor, Lei de Zoneamento e legislação correspondente.

A proposta foi elaborada de forma participativa, e considerou as necessidades das comunidades locais, garantindo a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável da área, e também de acordo com a revisão do Plano Diretor Estratégico que está sendo discutida nesta Casa.

Pontos positivos para a cidade e para as pessoas com o PIU Vila Leopoldina

Uma das grandes vantagens desse projeto é a sua contribuição para resolver questões habitacionais precárias em três comunidades situadas no perímetro do PIU: Da Linha, Do Nove e Cingapura Madeirite. O projeto busca alterar os parâmetros urbanos definidos pela Lei de Zoneamento, com base nas novas disposições e incentivos introduzidos pelo Plano Diretor Estratégico, a fim de possibilitar o desenvolvimento imobiliário e, ao mesmo tempo, proporcionar o reassentamento adequado das famílias afetadas.

O projeto também prevê a construção de 776 unidades habitacionais de interesse social, e a implementação de equipamentos públicos essenciais, como uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Centro de Educação Infantil (CEI), centro de acolhimento e centro de capacitação profissional. Essas melhorias de infraestrutura são fundamentais para promover mais qualidade de vida para os moradores da região.

Outro ponto positivo do projeto é o seu foco na mobilidade urbana. Está prevista a construção de ciclopassarelas para pedestres e ciclistas, interligando as estações Villa-Lobos/Jaguaré e Ceasa da CPTM com a USP e a área industrial do Jaguaré, respectivamente. Também estão previstas novas ciclovias, ciclofaixas e vias para facilitar a circulação na região. Além disso, serão construídas duas novas pontes sobre o Rio Pinheiros, proporcionando rotas alternativas para a zona oeste da cidade.

A ampliação da rede de espaços públicos é uma prioridade no projeto. Serão requalificadas praças existentes e criadas novas áreas de lazer e convivência para os moradores. Essas melhorias contribuirão para amenizar as ilhas de calor, aumentar a umidade relativa do ar e proporcionar espaços mais verdes e agradáveis para a população.

Desenvolvimento sustentável é possível

O projeto também inclui medidas para preservação ambiental, como a criação de caminhos verdes que promovem a arborização das vias e a criação de um sistema ambiental em rede. Esse sistema aumentará a conectividade entre as áreas verdes, equipamentos públicos e estações de trem, oferecendo percursos sombreados e seguros para pedestres e ciclistas, além de criar corredores ecológicos para a fauna local.

É importante destacar que todas essas propostas foram desenvolvidas com base em ampla consulta.

A aprovação do PIU Vila Leopoldina é um exemplo de projeto participativo de inovação, com foco em moradias, inclusão social e desenvolvimento sustentável.

É assim que construímos a “São Paulo Inteligente” que tanto desejamos: com diálogo e dignidade.

Link para o projeto na íntegra

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/desenvolvimento_urbano/CMPU/PIU_VL_CMPU.pdf

PIU VILA LEOPOLDINA: Aprovado!