XEXÉU TRIPOLI PROMOVE SESSÃO SOLENE EMBLEMÁTICA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Em noite simbólica, em 5 de novembro de 2019, a sessão solene promovida pelo vereador Xexéu Tripoli destacou o trabalho de cinco personalidades que defendem o meio ambiente com arte, coragem e ciência.

O lugar escolhido para a entrega das honrarias, o Domo do Instituto Principia, um futuro planetário e influente centro de produção de conhecimento científico, indicava que a sessão solene sairia dos protocolos para enaltecer seus homenageados, e o próprio planeta.

Por iniciativa do vereador Xexéu Tripoli, personalidades com trabalhos notáveis em defesa ao meio ambiente, e que fazem a diferença para a cidade e para o país, receberam honrarias concedidas pela Câmara Municipal de São Paulo.

“Não é aceitável que, em pleno século 21, autoridades políticas venham a público contestar evidências cientificas, negar a relevância da arte na vida das pessoas, e ameaçar liberdades democráticas conquistadas ao longo dos séculos.

Hoje considero importantíssimo premiar pessoas que se destacam na defesa de causas justas, como são as causas da proteção animal, da conservação ambiental e da institucionalidade democrática”, enfatizou o vereador dando o tom emocionante da noite.

 

FÓRUM NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA ANIMAL

Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, o primeiro homenageado da noite, recebeu a Salva de Prata (honraria concedida as entidades), representada pela presidente vitalícia, a bióloga e ativista Sônia Fonseca, que fez questão de compartilhar a homenagem com a diretora de educação do Fórum, Elizabeth MacGregor, e a diretora técnica, Vania Nunes.

 “Essa homenagem é uma prova de resistência para os ataques que os animais e  o meio ambiente vêm sofrendo nos último tempos”, destacou Sônia, reconhecida como ícone da causa animalista no Brasil.

 

EDUARDO SRUR

 

Xexéu Tripoli entrega a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão ao artista Eduardo Srur.

 

 

Eduardo Srur, artista paulistano e interventor urbano, recebeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão pelas obras que provocam o olhar do cidadão para o excesso de lixo, a poluição dos rios, o consumo desenfreado e nossa relação caótica com a natureza.

“Uberaba, Iguatemi, Pirajussara, Jaguaré, Tatuapé, Pacaembu, Tietê. Nós nos apropriamos da língua tupi guarani e dos seus belíssimos significados para dar nome aos rios da nossa cidade. A medalha Anchieta, que recebo essa noite, deve seu nome ao Padre Anchieta, que escreveu a primeira obra para entendermos a gramática tupi guarani. Penso que nem no seu pior pesadelo, Anchieta sonharia com a atual situação dos rios da cidade de São Paulo”,
disse Srur em seu discurso. “A arte resgata a consciência e nos reconecta coma natureza. A arte salva.”

 

PAULINA CHAMORRO

A chilena Paulina Chamorro recebe o Título de Cidadã Paulistana em sessão solene promovida pelo vereador Xexéu Tripoli.

Paulina Chamorro, chilena e jornalista socioambiental, recebeu o Título de Cidadã Paulistana. Na capital desde 1993, Paulina tem amplificado milhares de vozes com mais de 1.500 entrevistas abordando sempre temas relevantes ao meio ambiente.

“Gosto de pensar no meu oficio como um serviço para a sociedade, por um planeta mais limpo e uma sociedade mais justa. Penso que através de boas histórias e histórias reais, o jornalismo pode contribuir com a cultura, o conhecimento, com a boa informação”, discursou Paulina.

“E, justamente em tempos como os nossos, onde estes valores estão tão ameaçados, continuar comunicando é o que eu posso fazer.”

 

ROBERTO CABRAL

O agente ambiental do Ibama, Roberto Cabral, veio diretamente de Brasília para receber o Título de Cidadão Paulistano concedido pelo vereador Xexéu Tripoli.
Roberto Cabral
, mineiro de Juiz de Fora, é agente ambiental do Ibama e recebeu o Título de Cidadão Paulistano por mais de 15 anos de trabalho intenso na linha de frente no combate ao desmatamento, ao tráfico e a caça ilegal de animais silvestres, colocando em risco sua própria vida.

“Todo mundo que está aqui essa noite, e defende os animais e a natureza, combate a injustiça. Como biólogo, eu discuto muito a questão da conservação ou então a defesa de cada animal. Os biólogos têm a tendência a pensar em conservação e a menosprezar cada animal. No meu entendimento, isso é um absurdo. cada vida tem seu valor. Aquela vida importa e ela precisa ser defendida”, disse Cabral.

“Uma frase que me marca muito é a frase de Platão: O castigo de não se envolver em política é ser governado por seus inferiores. Temos que lutar em todas as frentes.”

 

 

RICARDO GALVÃO
O físico e professor Ricardo Galvão, aplaudido em pé pelos presentes, recebe o Título de Cidadão Paulistano do vereador Xexéu Tripoli.

Ricardo Galvão, o último homenageado da noite, mineiro de Itajubá, físico e Membro da Academia Brasileira de Ciências e do Conselho da Sociedade Europeia de Física, reconhecido mundialmente por suas pesquisas para o uso pacífico da energia nuclear, recebeu o Título de Cidadão Paulistano.

O ex-diretor do Inpe mostrou toda a sua grandeza defendendo o meio ambiente, a transparência na divulgação de dados sobre o desmatamento da Amazônia, a importância da valorização da educação e do conhecimento, quando foi exonerado pelo presidente Jair Bolsonaro, em agosto deste ano, após reiterar a credibilidade dos dados científicos divulgados sobre o aumento do desmatamento, questionados pelo governo.

“Não voltaremos às trevas, porque a comunidade acadêmica e cientifica e o povo brasileiro não se calarão. Mas precisamos nos manter firmes para afastar essa visão negacionista ao progresso cientifico que tem se instaurado no Brasil”, disse em um discurso emocionado e aplaudido em pé pelos presentes, durante minutos.

GALERIA DE FOTOS | Clique na imagem

 

ESPECIAL AGRADECIMENTO

AO INSTITUTO PRINCIPIA E A FUNDAÇÃO INSTITUTO DE FÍSICA TEÓRICA

sessao_solene-21

 

XEXÉU TRIPOLI PROMOVE SESSÃO SOLENE EMBLEMÁTICA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE